Não há dúvida que a comida é dos elementos principais nesta época de Natal. Infelizmente, muita dessa comida acaba por ir para o lixo ou é desperdiçada. Para reduzirmos o desperdício neste Natal, basta fazermos algumas adaptações comportamentais a aplicar antes, durante e após o Natal.
Saber qual é o número de pessoas que estará presente
Saber o número de pessoas é muito importante para definir bem quais as quantidades de alimentos a comprar e conhecer os gostos de cada pessoa. Não compres em excesso.
Planear bem as refeições
Deves planear cada refeição que farás nos dias de festa e comprar APENAS o que precisas para prepará-las.
Fazer a lista de compras
Depois de planeares as refeições, deves fazer a lista de compras. Primeiro, verifica o que já tens em casa e exclui esses alimentos.
Recomendo dividires o que é necessário comprar com as outras pessoas que estarão presentes. Assim, evitam terem produtos repetidos na ceia de Natal, sejam sobremesas, fruta, batatas, guardanapos,…
Não servir tudo de uma vez
No dia de Natal não sirvas tudo de uma vez, por exemplo, coloca na mesa apenas metade do queijo e apenas se for necessário é que serves a outra metade. No final, volta a colocar no frigorífico o que sobrou num recipiente. Pequenos gestos para reduzirmos o desperdício.
Reaproveitar o que sobrar
Nestes dias existe muita comida na mesa que sobra sempre. O que sobrar não coloques no lixo.
Podes dividir as sobras por recipientes individuais e guardares no congelador. Não te esqueças de colocar etiquetas com o nome do alimento e a data de congelamento.
Também podes reinventar novos pratos, por exemplo:
– utilizar o bacalhau para fazer pataniscas;
– claras para fazer molotof;
– chocolates para fazer uma cobertura para bolo;
– bolo-rei ou pão-de-ló tradicional para fazer torradas.
One Comment